Guia completo sobre Fundos de Investimentos em Participações

Um Fundo de Investimentos em Participações, ou FIP, é um tipo de fundo que tem um funcionamento um pouco diferente das demais categorias. No FIP, busca-se fazer uma comunhão de recursos que sejam destinados a empresas em desenvolvimento, em especial empresas fechadas, que ainda não abriram seu capital na Bolsa de Valores. 

É um investimento de renda variável voltado para investidores private, ou seja, pessoas físicas com patrimônio superior a R$1 milhão,  e é  constituído sob a forma de condomínio fechado. Desta forma, as cotas só podem ser resgatadas no término da duração do fundo ou caso a assembleia de cotistas vote por sua liquidação. 

Dos possíveis Fundos de Investimentos em Participações, existe a possibilidade de ser um fundo de Venture Capital ou Private Equity. 

Venture Capital

Um Fundo de Investimentos Venture Capital é uma categoria de FIP que atua em empresas em fase de consolidação, precisando de capital de giro para estruturar setores de marketing, departamentos de distribuição e alguns trâmites operacionais. No geral, são empresas ainda no início de seu processo de crescimento, tendo maior possibilidade de retorno e, também, maior risco.  

Os fundos de Venture Capital têm uma preferencia por start ups, empresas pequenas porém que têm grande potencial de crescimento em função da sua inovação dentro do mercado, sendo muito comum o investimento em empresas de tecnologia, por exemplo. Além disso, os cotistas têm participação ativa no processo de tomada de decisão do fundo, juntamente com o gestor do mesmo. 

Private Equity

Os Fundos de Investimentos em Participação Private Equity, diferentemente do fundo Venture Capital, investe em empresas já bem desenvolvidas e bem estruturadas dentro do mercado e que têm um fluxo de caixa positivo além de ter menor risco, os investidores do FIP Private Equity têm uma participação mais passiva no que diz respeito à organização e administração do fundo. 

Desta forma, FIPs de Venture Capital e Private Equity são para investidores private com diferentes perfis de risco, uma vez que o Venture Capital, tem um potencial de retorno maior e portanto maior risco em comparação aos fundos Private Equity. 

Interessado em ser cotista em um fundo de investimento em participações? Contate nossa equipe e saiba qual o melhor tipo de fundo para seu patrimônio e perfil de risco. 

Deixe uma resposta