No dia 04 de novembro foi feita uma live com Rodrigo Saldanha, head comercial de Previdência da XP Investimentos, com Pedro Nunes, economista chefe da RIVA Investimentos, e também Pedro Costa, head da RIVA Planejamento e Proteção Financeira. Rodrigo Saldanha tem mais de 10 anos de experiência em previdência privada e fez a live com o Grupo RIVA para esclarecer algumas dúvidas dos clientes em relação aos produtos disponíveis na plataforma.
Hoje, a XP Investimentos conta com mais de 100 produtos de previdência privada, abarcando desde os investidores mais conservadores até aqueles de perfil mais arriscado. Como fundos de previdência privada de perfil arriscado, destacam-se multimercados quantitativos, como o Giant Steps. Para investidores moderados, alguns dos fundos que apresentam um bom planejamento e performance são o JGB Multimercados (com baixa volatilidade) e o Vinland Macro (com maior volatilidade), de abordagem top-down. Saldanha destaca que não é incomum algumas pessoas terem 5 ou 6 produtos de previdência privada, para ter uma estratégia de diversificação interessante.
Segundo Saldanha, o nova regulamentação de fundos de investimento de previdência privada de 2015 possibilitou que estes tivessem maior exposição em renda variável, o que fez com que o investidor brasileiro estivesse mais exposto a certa volatilidade.
Além disso, no cenário atual, é importante que o investidor tenha exposição global, dada a baixa taxa de juros no Brasil e, consequentemente, a desvalorização do real. Para tanto, a XP Investimentos tem alguns fundos de global opportunity, como o Morgan Stanley, voltados para investidores qualificados.
Outro ponto interessante para se pensar a previdência privada é a questão da vantagem tributária no longo prazo, pelo imposto de renda regressivo. Portanto, é importante ter parte da exposição em carteira em previdência privada para as metas de longo prazo.
Previdência privada ainda tem a vantagem de ser um meio de planejamento sucessório e permitir a portabilidade, migrando sua previdência privada para outra instituição.
Na live, foi ressaltada ainda a diferença entre as categorias de fundo de previdência privada VGBL e PGBL: o fundo de previdência VGBL tem a vantagem de se incidir tributação apenas sob a rentabilidade conquistada a partir do fundo, ao passo que o fundo de previdência privada PGBL, os aportes podem ser abatidos no imposto de renda. Portanto, o VGBL apresenta maior vantagem tributária no longo prazo, ao passo que o fundo PGBL é indicado para profissionais que podem abater o benefício do IRPF.
Caso tenha se interessado e gostaria de fazer um plano de previdência privada junto à XP Investimentos, contate nossos assessores para fazer o melhor e mais personalizado planejamento de longo prazo possível para o seu patrimônio.