Saiba a diferença entre Private Banking e Family Office

Você deve saber que, no segmento financeiro, existem produtos e serviços private, ou seja, são mais personalizados e exclusivos para pessoas que tenham um patrimônio um pouco mais robusto. Dentre estas, existe uma confusão comum entre o family office e o private banking. Entenda a principal diferença entre eles. 

O que é private banking?

O private banking é um serviço que surgiu ainda nos primeiros bancos da Europa, nos princípios do sistema bancário, para oferecer um atendimento mais exclusivo para os detentores de grandes fortunas. Essa prática se estendeu ao longo dos séculos, e até hoje é um produto private comum tantos nos bancos comerciais quanto nos bancos de investimento.

Private banking pode ser definido como um serviço ofertado por esses bancos que é especializado em gestão e administração de grandes fortunas. A Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais (Anbima) instituiu que, no Brasil, os serviços de Private Banking podem ser feitos em patrimônios a partir de R$1 milhão.

 Como um cliente private, você tem acesso a fundos de investimentos, seguros de vida e outros produtos financeiros exclusivos que exigem um aporte inicial maior, além de uma assessoria patrimonial e de investimentos completamente exclusiva e personalizada.  

Então, o que é family office?

Family office é outra categoria de produto private que é um pouco mais recente que o private banking. Sendo criado pela primeira vez para administrar o patrimônio da famosa família americana Rockefeller, o Family Office é uma assessoria completa que trata de toda a parte jurídica, fiscal, sucessória, contábil e, inclusive, de investimentos. É um modelo de assessoria comum para famílias que têm muitas empresas e precisam de uma gestão patrimonial completa e bem especializada.

Sua principal diferença para o private banking é que, enquanto este oferece produtos diferenciados para seus clientes, geralmente de alta renda, o family office cuida do patrimônio de toda a família e conta com um número maior e mais diverso de profissionais para tratar de diversas questões relativas ao patrimônio e às empresas da família, e não somente wealth management.

Se interessou e deseja ter um atendimento personalizado e exclusivo? Contate um dos nossos assessores na Riva Investimentos!

Deixe uma resposta