Saiba as características de um Fundo Exclusivo como meio de Sucessão Patrimonial.

Fundo exclusivo é uma classe de Fundos de Investimentos estruturada para apenas um grupo restrito de investidores. 

São comumente utilizados pelos wealth manager na hora de realizar o Planejamento Sucessório de seus clientes. O fundo exclusivo funciona de maneira semelhante a um fundo de investimento comum, porém, possui um único cotista. E esta é a maior vantagem dessa modalidade, a gestão, as políticas de investimentos do fundo estão sempre em consonância com os interesses do único cotista.

No entanto, por haver um gestor profissional encarregado exclusivamente da gestão do patrimônio do investidor, os custos podem vir a ser altos. O fundo exclusivo é um ativo viável apenas para investidores private, ou seja, com patrimônio acumulado acima de R$ 15 milhões, e tem um custo médio anual de R$50.000,00, pois envolve dispêndios com taxas da CVM e Anbima, além das taxas de administração e custódia, custos de cartório e outros imbróglios.

Os Fundos exclusivos assim como boa parte dos Fundos de Investimentos possuem come-cotas, um imposto semestral que é incidido sobre os rendimentos do fundo.

Fundos Exclusivos e Planejamento Sucessório

Fundos exclusivos são considerados bons ativos para se pensar a blindagem patrimonial e planejamento sucessório porque não passam pelo inventário.

No caso de um infortúnio, o capital investido num fundo exclusivo é passado para seus herdeiros através de doação, mantendo o usufruto e evitando as burocracias do inventário. Pelo fato de o fundo exclusivo se tratar de uma pessoa jurídica, a questão sucessória pode ser definida, por exemplo, no contrato social da empresa. O fundo deve ser apresentado junto à CVM e ao Banco Central e todos os trâmites serão feitos em consonância com seu wealth planner e um advogado.

Renato Folino, head de Wealth Planning da XP, diz que um bom planejamento sucessório deve ser feito respeitando a estrutura familiar do/da acumulador(a) de fortuna, a liquidez, a robustez patrimonial e uma boa otimização tributária, dentro da lei (este é o papel do advogado na sua blindagem patrimonial e planejamento sucessório), para chegar numa combinação de produtos que seja bem especializada para o investidor. Para a RIVA Investimentos, não é diferente.

Se deseja saber mais sobre planejamento sucessório, não deixe de entrar em contato conosco para conversar com nosso head de Planejamento e Proteção Financeira, Pedro Costa.

Deixe um comentário